ISBN 978-85-7854-124-8
Autores: José Ricardo Martins Machado e Marcus Vinícius da Silva Nunes
Formato: 14x21cm
164 páginas
Resumo:
Esta obra apresenta a importância do resgate da relação na escola, seja ela entre aluno e aluno, aluno e professor e professor e aluno. Este livro traz um repertório de 100 atividades a serem desenvolvidas no contexto educacional, proporcionando vivências psicomotoras que extrapolam as potencialidades funcionais do corpo humano e que chamam a atenção para uma constante troca afetiva por meio da relação entre as pessoas praticantes. São jogos que podem ser aplicados em quadras, pátios e/ou piscinas de maneira que os educadores possuam alguns subsídios para a ampliação dos conhecimentos que seus alunos, e ele próprio, têm de seu corpo, de seus limites socioafetivos e das condições necessárias para desenvolverem as relações.
Currículo dos autores:
José Ricardo Martins Machado
Autor de livros na área de Psicomotricidade, Jogos, Brincadeiras, Recreação e Jogos Cantados. Especialista em Psicomotricidade, Docência do Ensino Superior e Educação Física Escolar. Mestre em Ciências da Educação – UPAP. Professor de Educação Física das redes privada e pública de ensino. Coordenador Pedagógico de Projetos Socioesportivos. Coordenador Pedagógico de Pós-Graduação: atividades recreativas em clubes, hotel-fazenda, navios, escolas e eventos diversos. Palestrante nas áreas: Educação Física Escolar, Psicomotricidade, Recreação, Jogos Cantados, Jogos e Brincadeiras e Danças Recreativas.
Marcus Vinícius da Silva Nunes
Autor de livros na área de Psicomotricidade, Jogos, Brincadeiras, Recreação e Jogos Cantados. Especialista em Psicomotricidade, Docência do Ensino Superior e Educação Física Escolar. Mestre em Ciências da Educação – UPAP. Professor de Educação Física da rede privada de ensino. Professor do Ensino Superior nas matérias recreação escolar, séries iniciais do ensino fundamental, cultura popular, folclore e metodologia do handebol. Coordenador Pedagógico de Pós-Graduação: atividades recreativas em clubes, hotel-fazenda, navios, escolas e eventos diversos. Palestrante nas áreas: Educação Física Escolar, Psicomotricidade, Recreação, Jogos Cantados, Jogos e Brincadeiras e Danças Recreativas.
Sumário:
Prefácio
A ludicidade e suas essências
CAPÍTULO I – PSICOMOTRICIDADE
1.1 – Formas de atuar
1.2 – O papel do brincar no “condicionamento” do aprender1.3 – Postura de um Psicomotricista
1.4 – Estruturação funcional da Psicomotricidade
1.5 – Do planejamento à prática pedagógica
1.6 – A avaliação psicomotora como instrumento de aprendizagem do discente e reorganização do docente
1.7 – Psicomotricidade e Socialização
CAPÍTULO II – PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL COMO POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO NA ESCOLA
2.1 – Conhecimento Corporal
2.2 – Esquema corporal
2.3 – Imagem corporal
2.4 – A “virada” crucial entre dois anos do ensino fundamental
CAPÍTULO III – JOGOS E DINÂMICAS PSICOMOTORAS
3.1 – Aspectos relacionais nas vivências psicomotoras
REPERTÓRIO DE ATIVIDADES
1 – Roda dos cumprimentos
2 – Mímica dos valores
3 – Se você fosse…
4 – Caixinha das tarefas
5 – Rótulos na testa
6 – Banco ordenado
7 – Caminhada a três
8 – Amizade do alfabeto
9 – Tempestade na viagem
10 – Ordem dos grupos e das ações
11 – História dos animais
12 – Construção com palitos
13 – Caminhada em grupos
14 – Roda do nó
15 – Relato dos 30 segundos
16 – Caixa de segredos
17 – Casa, hóspede, construção e terremoto
18 – Representação do dia a dia
19 – A importância do outro
20 – Mensagem com o corpo
21 – Trem cego
22 – Ao meu comando
23 – Procure sua letra
24 – Personagem / ídolo
25 – Cartões postais
26 – Significando palavras
27 – Mascarados
28 – Meu vizinho é
29 – Personalidade dos animais
30 – A procura do crachá
31 – Fichas dos conselhos
32 – Apresentação das características
33 – Um para a direita e outro para a esquerda
34 – Desejos alcançados
35 – Formulando respostas
37 – Girafa, elefante e coelho
38 – Tirando do fogo
39 – Dança com partes do corpo
40 – Salvamento ao fim da música
41 – Estátuas e modeladores
42 – O solteiro
43 – Movimentação das cadeiras
44 – Trios cooperativos
45 – João bobo em trios
46 – Tocô – Dançou
47 – Salvador passa bola
48 – Que filme representaria minha vida
49 – Árvore das mãos
50 – Definir em grupo
51 – Capacidades
52 – Escrita com palitos
53 – Sentar e levantar
54 – Instrução corporal
55 – Rebatida na parede
56 – Desenho cooperativo
57 – Saquinhos das tarefas
58 – Nomes nas bexigas
59 – O que penso sobre…
60 – Acróstico das qualidades e ações
61 – Cumprimentos diferentes
62 – Memória dos crachás
63 – Eu me orgulho de…
64 – Chapéu pergunta, sem chapéu responde
65 – Especialidades a vista
66 – O que faríamos no diferente?
67 – Esculturas vivas
68 – Encenação dos animais
69 – Argolas verdes e amarelas
70 – Saudações
71 – Chamo-me
72 – Apresentação por propaganda
73 – Grupos musicados
74 – Tarefas visuais
75 – Massagem coletiva
76 – Roda amiga
77 – Levante-se
78 – Vivência com o dominó
79 – Construindo respostas criativas
80 – Ritmo dos números
81 – Pequenos gestos
82 – A viagem dos sonhos
83 – A história de todos
84 – Sequência das palmas
85 – Encontro aquático
86 – Macarrão que conduz
87 – Flutuação da confiança
88 – Cabra-cega
89 – Bexigas atravessadoras
90 – Cores das bexigas
91 – Jogo das bexigas com água
92 – Lençol com bexiga
93 – Formando palavras e contando histórias
94 – Mergulho da floresta encantada
95 – Corredeiras e turbilhão
96 – Bambolê das cores e dos números
97 – Ajude-me a deslizar
98 – Grupos de frutas
99 – Dança do miau no bambolê
100 – Mensagem subaquática
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
Este é um espaço onde os alunos e profissionais da Psicopedagogia, Neuropedagogia, Neuropsicopedagogia, Psicomotricidade e Educação Especial poderão encontrar livros, brinquedos educativos, jogos inteligentes e textos pertinentes à essas áreas. Aqui você encontrará os melhores livros, jogos e brinquedos na área da aprendizagem. Bem vindo(a)!