ISBN 978-85-7854-239-9
Autora: Ana Cris Ferreira
Formato: 14x21cm
144 páginas
Ano de publicação: 1º edição – 2013 / 2° edição – 2019
Resumo:
Apesar de parecer impossível trabalhar a parte educacional com uma criança ou um adolescente que tenha Lesão Cerebral (Paralisia Cerebral), a minha vida, descrita neste conteúdo, mostra que a invalidez aparente pode ser uma grande causa de muitos deficientes não terem sido trabalhado há 20, 30 ou 40 anos. Então, meus leitores, não deixem de ler minha obra que vocês compreenderão melhor o que estas pessoas podem oferecer.
Este livro tem como finalidade esclarecer com palavras simples, diretas e objetivas aos profissionais das áreas de educação e saúde, também as famílias de pessoas com Lesão Cerebral, por meio da minha experiência de vida e de formação profissional. Se nós tivermos oportunidades, sensibilidades e acessibilidades, poderemos ter uma vida, na medida do possível, dentro do normal.
Currículo da autora:
Sou Ana Cristina de L. Ferreira (gosto de ser reconhecida como Ana Cris ferreira), cadeirante tetraplégica. Minha deficiência é mais conhecida como Paralisia Cerebral. Tenho uma mobilidade que não permite um controle completo dos movimentos e tenho a voz um pouco distorcida. Feliz! Sou graduada em Pedagogia (UNIVERSO), realizei pós-graduação em Psicopedagogia na Cândido Mendes – AVM, campus Centro/RJ e curso o terceiro período de Espanhol.
Sou escritora de três livros. O primeiro livro “Analfabeta” foi escrito na antiga máquina de escrever elétrica, usando a língua. Isto mesmo: batendo a língua nas teclas. Por que este título “Analfabeta”? Terminando o Ensino Médio, já maior de 18 anos, ao requerer o documento da identidade, no local da assinatura, veio carimbado “ANALFABETA”. Tempo depois, realizou-se a mudança para: IMPOSSIBILITADA DE ASSINAR.
Assim, investi em realizar palestras, oficinas de vivências, minicursos, apoio técnico a outros profissionais, e mais, em escrever (ou melhor, digitar com a língua). A “inclusão na prática” é a minha quarta publicação.
Sumário:
Prefácio
História do meu nascimento
O marca-passo
Estudar é preciso
Voltar a estudar
Conquista da cidadania
“Um bicho de sete cabeças?…”
Votar é preciso
Palestras
A força de Deus
Dificuldades para escrever
Drogas, do prazer à dor
Transformação
Eu queria amputar meu braço
Namoro?
Qualquer trabalho é válido
O cotidiano e o direito de ir e vir
Dificuldades de comunicação
As instituições
Madrinha deficiente?
Congresso
Tiroteio
O reconhecimento
Nível superior sim, por que não?
Atividades que realizei
A Psicopedagogia como recurso na educação – resumo
Conclusão
Anexo
Este é um espaço onde os alunos e profissionais da Psicopedagogia, Neuropedagogia, Neuropsicopedagogia, Psicomotricidade e Educação Especial poderão encontrar livros, brinquedos educativos, jogos inteligentes e textos pertinentes à essas áreas. Aqui você encontrará os melhores livros, jogos e brinquedos na área da aprendizagem. Bem vindo(a)!