Autor(es): Clinaura Maria de Lima
ISBN v. impressa: 978853627367-9
ISBN v. digital: 978853627399-0
Acabamento: Brochura
Número de páginas: 158
Publicado em: 20/10/2017
Área(s): Psicologia - Escolar e Educação
Esta obra aborda o setting terapêutico vivenciado por crianças e adolescentes durante o diagnóstico e atendimento psicopedagógico no espaço clínico e escolar, com relatos de vivências e narrações de experiências, ricamente trabalhadas, por meio de recursos inovadores que fomentam novas possibilidades de superação para as dificuldades escolares.
A presente obra deseja compartilhar com professores, estudantes, acadêmicos, pesquisadores, escola e outros profissionais de áreas afins os saberes e novos paradigmas, propostas estas que, neste processo de construção, desconstrução, renovação ou reconstrução serão indispensáveis, as mudanças necessárias à realidade que circunda a sociedade atual, em seu contexto histórico, cultural e social, que não se esgota nesta obra, mas que precisa buscar o incentivo de novos pesquisadores para preencher as lacunas existentes nas práticas psicopedagógicas, em especial no processo de intervenção.
Outra dimensão abordada na obra é o processo de intervenção, o diagnóstico em processo, os aspectos das dificuldades pedagógicas e de aprendizagem, o cuidado na elaboração do plano de intervenção, a significação destes processos como algo muito precioso, que precisa ser norteado para provocar a superação, o sucesso, tanto pessoal do educando quanto da escolarização, reconhecimento e valorização das aprendizagens. As crianças e adolescentes, enquanto inseridos na imersão da relação ensino-aprendizagem, necessitam ser significados em suas subjetividades, denunciar seus sofrimentos e dar voz as suas experiências.
CLINAURA MARIA DE LIMA
Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília – UNB. Especialista em Psicopedagogia e Pós-Graduada em Didática do Ensino Superior pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Psicóloga e Pedagoga formada pela Universidade Católica de Brasília – UCB. Possui formação em Psicoterapia Dinâmica Breve com Criança e Adolescente. Professora universitária no Instituto de Ensino Superior e Pesquisa – UNICESP, atuante nos cursos de graduação em Direito, Pedagogia e Psicologia. Realiza atividades de pesquisa e extensão, orientação de TCC e avaliação de bancas examinadoras. Possui experiência na área clínica com crianças, adolescentes e adultos em situações de risco, abuso sexual, traumas, laudos periciais na área forense e conflitos familiares.
Introdução, p. 15
Metodologia, p. 19
Parte I - ´O Caso é o Seguinte.´, p. 21
Grupo ´A´, p. 23
Grupo ´B´, p. 31
Grupo ´C´, p. 43
Análise e Discussão, p. 57
Reflexões Finais, p. 63
Parte II - ´Falando de.´, p. 65
TDAH - Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade, p. 67
TDAH - No Espaço Clínico e Escolar, p. 67
Dislexia, p. 73
Revisitando a Dislexia em Diversos Contextos, p. 73
Dificuldades Pedagógicas, p. 81
Diferentes Olhares sobre as Dificuldades Pedagógicas, p. 81
Discalculia, p. 91
O Fantástico Mundo da Matemática e a Discalculia, p. 91
O Tangram no Ensino da Matemática, p. 99
Diagnóstico, p. 103
Diagnóstico e Avaliação Psicopedagógica, p. 101
- Um Processo em Construção -, p. 103
A Primeira Sessão Diagnóstica, p. 113
Setting, o Espaço de Trabalho, p. 117
Anamnese, p. 119
Análise do Material Escolar, p. 121
E para não Concluir, p. 125
Referências, p. 127
Apêndice A, p. 135
Apêndice B, p. 145
Este é um espaço onde os alunos e profissionais da Psicopedagogia, Neuropedagogia, Neuropsicopedagogia, Psicomotricidade e Educação Especial poderão encontrar livros, brinquedos educativos, jogos inteligentes e textos pertinentes à essas áreas. Aqui você encontrará os melhores livros, jogos e brinquedos na área da aprendizagem. Bem vindo(a)!