Autor(es): Organizadoras: Sônia Regina Fiorim Enumo, Tatiane Lebre Dias e Kely Maria Pereira de Paula
ISBN v. impressa: 978853624694-9
ISBN v. digital: 978853627298-6
Acabamento: Brochura
Número de páginas: 212
Publicado em: 17/06/2014
Área(s): Psicologia - Escolar e Educação; Psicologia - Social
Autor(es): Organizadoras: Sônia Regina Fiorim Enumo, Tatiane Lebre Dias e Kely Maria Pereira de Paula
ISBN v. impressa: 978853624694-9
ISBN v. digital: 978853627298-6
Acabamento: Brochura
Número de páginas: 212
Publicado em: 17/06/2014
Área(s): Psicologia - Escolar e Educação; Psicologia - Social
A avaliação de crianças em risco de desenvolvimento e aprendizagem tem se constituído um desafio para a área da Psicologia. Na década de 70 do século XX, surgiu uma proposta de avaliação denominada Avaliação Assistida (AA), que visa a conhecer o potencial de aprendizagem e a responsividade do avaliando à mediação através da inserção de assistência do examinador durante o processo de avaliação.
Este livro apresenta a trajetória teórica e metodológica das investigações envolvendo a área da AA. Dessa forma, o livro conta com a colaboração de autores que, além de pertencerem a instituições de ensino superior do país, são bolsistas de produtividade em pesquisa, coordenam grupos de pesquisas e estão vinculados a grupos de trabalhos em diferentes associações.
Esperamos, com esta obra, subsidiar o trabalho de pais, professores, pesquisadores e profissionais da área da Educação e Saúde junto a crianças com risco de desenvolvimento e aprendizagem. Ao apresentar uma nova abordagem de avaliação no âmbito da Psicologia, contribui para a formação de alunos de cursos de áreas afins, como a Pedagogia, Fonoaudiologia, Enfermagem, Pediatria, Neuropsicologia, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Pediátrica e Psicometria.
Sônia Regina Fiorim Enumo
Doutora em Psicologia Experimental pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – USP; mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR; graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Professora universitária. Psicóloga.
Tatiane Lebre Dias
Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES; mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT; graduada em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco – UCDB. Professora universitária. Psicóloga.
Kely Maria Pereira de Paula
Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES; mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ; especialista em Psicoterapia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ; graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Professora universitária. Psicóloga.
COLABORADORES
Alessandra Brunoro Motta Loss
Ana Cristina Barros da Cunha
Andréia Correa de Barros
Ângela Coletto Morales Escolano
Christyne Gomes Toledo de Oliveira
Daniele de Souza Garioli
Parte I AVALIAÇÃO ASSISTIDA EM CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS, p. 19
Capítulo I - A AVALIAÇÃO ASSISTIDA EM PESQUISAS BRASILEIRAS: UMA BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO Sônia Regina Fiorim Enumo e Tatiane Lebre Dias, p. 21
Capítulo II - DEFICIÊNCIA VISUAL E AVALIAÇÃO ASSISTIDA: ANÁLISE DE UMA PESQUISA Ana Cristina Barros da Cunha e Sônia Regina Fiorim Enumo, p. 41
Capítulo III - AVALIAÇÃO ASSISTIDA E PROMOÇÃO COGNITIVA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Ana Cristina Barros da Cunha; Andréia Correa de Barros e Joyce Goulart Magalhães, p. 63
Capítulo IV - PREDIÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR EM CRIANÇAS DO 2º AO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Ângela Coletto Morales Escolano e Maria Beatriz Mar tins Linhares, p. 85
Parte II AVALIAÇÃO ASSISTIDA: DIFERENTES CONTEXTOS E FORMATOS, p. 105
Capítulo V - AVALIAÇÃO ASSISTIDA DE ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS DE PRÉ-ESCOLARES EM RISCO BIOPSICOSSOCIAL PARA O DESEMPENHO ACADÊMICO Flávia Almeida Turrini; Christyne Gomes Toledo de Oliveira; Daniele de Souza Garioli e Sônia Regina Fiorim Enumo, p. 107
Capítulo VI - UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO ASSISTIDA DE HABILIDADES LINGUÍSTICAS DE CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR Alessandra Brunoro Motta Loss; Grace Rangel Felizardo Lorencini e Sônia Regina Fiorim Enumo, p. 127
Capítulo VII - MEDINDO A MUDANÇA EM PROVAS COGNITIVAS ASSISTIDAS Odoisa Antunes de Queiroz; Monalisa Muniz Nascimento; Ricardo Primi e Sônia Regina Fiorim Enumo, p. 149
Capítulo VIII - AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO AFETIVO-MOTIVACIONAL INFANTIL CHECKLIST (ACAMI) EM PROVAS ASSISTIDAS Erika da Silva Ferrão; Sônia Regina Fiorim Enumo e Maria Beatriz Martins Linhares, p. 169
Capítulo IX - DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE PARA AVALIAÇÃO ASSISTIDA COMPUTADORIZADA Jucineide Della Valentina de Oliveira e Kely Maria Pereira de Paula, p. 187
Este é um espaço onde os alunos e profissionais da Psicopedagogia, Neuropedagogia, Neuropsicopedagogia, Psicomotricidade e Educação Especial poderão encontrar livros, brinquedos educativos, jogos inteligentes e textos pertinentes à essas áreas. Aqui você encontrará os melhores livros, jogos e brinquedos na área da aprendizagem. Bem vindo(a)!