ISBN 978-85-7854-180-4
Autora: Mariângela Stampa
Formato: 14x21cm
128 páginas
Ano de publicação: 1º edição- 2012 / 2º edição- 2015
Resumo:
Esta obra objetiva auxiliar educadores e demais profissionais interessados na prática da educação infantil e séries iniciais, possibilitando uma base de trabalho mais consistente no que diz respeito a habilidades auditivas e aprendizagem. Tal preocupação e desejo deste livro foram resultantes da constatação de baixos níveis destas habilidades e comprometimentos decorrentes nos processos de codificação, decodificação e organização durante anos de atuação profissional, bem como de diversas e persistentes solicitações de orientações práticas no contato com diversos educadores e profissionais de áreas afins sobre o tema.
Os inúmeros exercícios constituem atividades práticas que os educadores e os demais interessados poderão conhecer e utilizar concretamente. Dessa forma, o livro dá suporte à díade teoria-prática, trazendo ao leitor um roteiro rico, prático e eficaz para trabalhar na estimulação, na prevenção de dificuldades e, também, na intervenção direta de questões relacionadas à linguagem expressiva, à aquisição e ao desenvolvimento do processo de leitura e escrita.
Currículo da autora:
Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Estácio de Sá (1985). Especialista em Patologias da Voz pela Universidade Estácio de Sá (1988). Especialista em Linguagem pela Universidade de Franca/CEFAC (1998) com título conferido pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (1999). Especialista em Fonoaudiologia Educacional com título conferido pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2011). Pós-Graduada em Psicomotricidade-Educação e Reeducação Psicomotora pelo UNI-IBMR – Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (1992), obtendo título de psicomotricista pela Sociedade Brasileira de Psicomotricidade (1995). Doutora em Fonoaudiologia com especialização em Comunicação Humana pela Universidad Museo Social Argentino (2007). Foi aluna do curso técnico de piano, finalizando as disciplinas de Teoria Musical (1978/1981) e de Elementos de Harmonia I e II(1982) do Centro de Letras e Artes – Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escritora da Coluna “Fonodialogando” da Revista Interação do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Autora do livro intitulado “Aquisição da Leitura e da Escrita – Uma abordagem a partir da Consciência Fonológica” pela Wak Editora (2009). Recebeu Moção Honrosa da Câmara Municipal da cidade do Rio de Janeiro, Plenário Teotônio Villela, em 2 de dezembro de 2010, pelos relevantes serviços prestados no desempenho de suas funções à cidade do Rio de Janeiro. Atua como diretora, supervisora, fonoaudióloga clínica, organizadora de eventos e palestrante em congressos, cursos e eventos.
Sumário:
PREFÁCIO
APRESENTAÇÃO
INTRODUÇÃO
2.1 Sugestões de como pais e professores
podem ajudar
HABILIDADES AUDITIVAS
3.1 Cuidados, sugestões e orientações úteis a serem observados e praticados
3.2 Sons produzidos pelo corpo humano
3.2.1 Vamos produzir sons
3.2.2. Atividades corporais: trabalhando linguagem, corpo, espaço e tempo
3.3 Consciência auditiva
3.4 Localização auditiva
3.5 Identificação auditiva
3.6 Atenção auditiva
3.7 Memória auditiva
3.8 Memória auditiva sequencial
3.9 Discriminação auditiva
3.10 Análise-síntese auditiva/Consciência Fonológica
3.11 Processamento temporal: frequência, intensidade, volume e duração
Este é um espaço onde os alunos e profissionais da Psicopedagogia, Neuropedagogia, Neuropsicopedagogia, Psicomotricidade e Educação Especial poderão encontrar livros, brinquedos educativos, jogos inteligentes e textos pertinentes à essas áreas. Aqui você encontrará os melhores livros, jogos e brinquedos na área da aprendizagem. Bem vindo(a)!