ISBN 978-85-7854-263-4
Organizador: Rogério Drago
Formato: 14x21cm
236 páginas
Resumo:
O Grupo de Estudo e Pesquisas em Educação e Inclusão – GEPEI, vinculado à Linha de Pesquisa de Diversidade e Práticas Educacionais Inclusivas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, tem se debruçado sobre estudos que têm como foco analítico os processos de inclusão escolar de sujeitos com deficiência (mental, física, sensorial) e transtornos globais do desenvolvimento, principalmente como foco em síndromes raras e, às vezes, não tão raras, mas que ainda causam muitas dúvidas, incertezas e ansiedade nos profissionais da educação. Essas dúvidas, incertezas e ansiedades geralmente são causadas pelo desconhecimento das potencialidades desses indivíduos, por vezes únicos.
Assim, neste livro, trazemos estudos que têm a intenção de promover uma discussão sobre os conhecimentos, as experiências e o trabalho pedagógico desenvolvido com sujeitos sociais que apresentam síndromes peculiares e que estão inseridos nas salas comuns da escola regular, em processo de inclusão, tendo seus direitos reconhecidos. São sujeitos únicos, que produzem história, cultura e conhecimento. São práticas únicas, que podem e devem ser valorizadas, reconhecidas e potencializadas. São relatos que nos fazem refletir sobre a verdadeira essência da educação: reconhecer o sujeito para além das características médicas e biológicas.
Currículo do organizador:
Rogério Drago
Graduação em Pedagogia e mestrado em Educação, ambos pela Universidade Federal do Espírito Santo (1994, 1999). Doutorado em Ciências Humanas – Educação pela PUC-Rio (2005). Professor adjunto do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, onde coordena o GEPEI – Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Inclusão, desenvolvendo estudos nas áreas de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva de sujeitos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento na educação infantil e ensino fundamental. Tem vários artigos científicos publicados em periódicos da área da educação e livros na área da educação especial em uma perspectiva inclusiva, com destaque para “Inclusão na Educação Infantil” pela Wak Editora, em 2011, e “Síndromes: conhecer, planejar e incluir”, também pela Wak Editora, em 2012.
Sumário:
Prefácio
1 ABRINDO A TEMÁTICA: INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO
Rogério Drago
2 SÍNDROME DE RUBINSTEIN-TAYBI
Rogério Drago
Lívia Vares da Silveira
3 SÍNDROME DO CROMOSSOMO 18 EM ANEL
Camila Reis dos Santos
Vanessa Pita Barreira Burgos Manga
4 SÍNDROME DE PRADER WILLI
Lívia Vares da Silveira
Maria Angélica Ferreira Alomba
5 SÍNDROME DE APERT
Sanandreia Torezani Perinni
Vilmara Mendes Gonring
6 SÍNDROME DE ANGELMAN
Daniella Messa e Mello Cruz
Geide Rosa Coelho
7 SÍNDROME DE MOEBIUS
Dirlan de Oliveira Machado Bravo
Michell Pedruzzi Mendes Araújo
8 SÍNDROME CRI-DU-CHAT
Vanessa Pita Barreira Burgos Manga
Camila Reis dos Santos
9 SÍNDROME DE TURNER
Michell Pedruzzi Mendes Araújo
Dirlan de Oliveira Machado Bravo
10 AUTISMO
Sanandreia Torezani Perinni
Vilmara Mendes Gonring
11 SÍNDROME DO X FRÁGIL
Israel Rocha Dias
Rogério Drago
12 SÍNDROME DE PATAU
Geide Rosa Coelho
Daniella Messa e Mello Cruz
13 SÍNDROME CORNÉLIA DE LANGE
Marlinda Gomes Ferrari
Mirella Guedes Lima de Castro
14 SÍNDROME DE DOWN
Mirella Guedes Lima de Castro
Marlinda Gomes Ferrari
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