ISBN 978-85-7854-496-6
Autora: Nora Cavaco
Formato: 14x21cm
172 páginas
Resumo:
O número cada vez mais elevado de crianças com autismo fez surgir dúvidas cada vez mais acentuadas sobre o “como” e o “por quê”. Desta problemática que compromete de forma relevante o dia a dia das crianças, dos jovens e, também, adultos com funcionalidades tão peculiares. Sendo uma perturbação do neurodesenvolvimento com impacto significativo na comunicação social e nos comportamentos (interesses, atividades…), o autismo manifesta-se das formas mais variadas e de intensidade diversificada, muitas vezes com alguma sutileza, conduzindo a erros graves de diagnóstico e, assim, comprometendo a intervenção. Neste livro, estão as respostas mais esperadas para as dúvidas mais frequentes, traduzindo-se em um livro emergente e essencial para todos aqueles que procuram o conhecimento em uma visão neuropsicológica e psicopedagógica, o que permite aprimorar as suas práticas sendo professor, educador, psicólogo, psicopedagogo, fonoaudiólogo ou outra área igualmente importante quando se fala de autismo. Este livro foi pensado e produzido para você!
“A obra apresentada por Nora Cavaco é de transcendente criatividade, aproxima-se de um currículo específico direcionado para a formação de pais, educadores e clínicos a fim de poderem, com a sua interação e intervenção, induzir a otimização desenvolvimental de crianças e jovens autistas.”
Vitor da Fonseca
Nora Cavaco
Licenciada em Educação de Infância. Licenciada em Psicóloga da Educação e Reabilitação (Universidade Algarve) com certificado europeu de psicóloga da Saúde e Educação. Pós-graduada em Neuropsicologia e Demências (Universidade Barcelona). Pós-graduada em Neuroeducação (FASP – Brasil). Mestre em Práticas Educativas (Universidade Málaga). Mestre em Psicologia da Educação na especialidade das Necessidades Educativas Especiais. Doutora em Educação infantil e Familiar: Investigação e desenvolvimento Psicopedagógico (Universidade Málaga e Escola Superior de Educação João de Deus – Lisboa). Pós-doutora em Intervenção Precoce em Autismo (Universidade Huelva em Espanha). Formação: Primary and Advanced Practicum in Rational – Emotive e Cognitive – Behavioral Theoryand Tecnhiques – REBT/CBT (The Albert Ellis Institute New York). Psico-hipnoterapeuta Clínica especialista em Criança e Adolescente. Docente universitária e pesquisadora do grupo HUM – Universidade de Huelva – Espanha. Diretora e fundadora do The Nora cavaco Institute- International center of Neurophycology and Autism. Presidente e fundadora da Associação Azul Autismo e Inclusão. Diretora e psicóloga clínica do centro Clínico Algharb em loulé – Algarve. Docente Universitária. Escritora.
Sumário
PREFÁCIO 9
Vitor da Fonseca
Apresentação 15
Saul Neves de Jesus
Introdução 19
O técnico ou o educador 22
Autismo, como definir e explicar? 24
EXECUTIVAS 37
2.1. O educador e as suas interfaces
na promoção da resiliência 43
2.2. O desenvolvimento do educador em nível pessoal e profissional: resiliência 87
Referências 109
3.1. Atividade I 125
3.2. Atividade II 127
3.3. Atividade III 128
3.4. Atividade IV: Trabalhando as expressões 130
3.5. Atividade V: As minhas rotinas diárias 131
3.6. Atividade 6: Jogando com a memória 133
3.7. Técnicas utilizadas 134
3.8. Como devemos organizar-nos para
trabalhar com a criança autista? 138
3.9. Planificar para a criança e com a criança 140
3.10. Objetivos traçados pela equipe recorrendo ao PEI 144
3.11. Como agir com a criança autista? 148
Referências 169
Este é um espaço onde os alunos e profissionais da Psicopedagogia, Neuropedagogia, Neuropsicopedagogia, Psicomotricidade e Educação Especial poderão encontrar livros, brinquedos educativos, jogos inteligentes e textos pertinentes à essas áreas. Aqui você encontrará os melhores livros, jogos e brinquedos na área da aprendizagem. Bem vindo(a)!