ISBN 978-85-7854-094-4
Autores: Rui Trindade e Ariana Cosme
Formato: 16x23cm
232 páginas
Resumo:
Esta obra defende que a alternativa ao paradigma pedagógico da instrução não é o paradigma pedagógico da aprendizagem, mas o paradigma da comunicação. Será a partir desta ideia que se começa por afirmar a importância e a singularidade da Escola como um contexto educativo. Uma singularidade que conduz a uma reflexão sobre o ato de educar e de aprender, em função da qual se justifica tanto a caracterização dos três paradigmas referidos como o confronto que se estabelece entre eles, o qual está na origem da conclusão proposta neste livro, a de que a preocupação com o ato de aprender implica que se tenha de cuidar de um outro modo, enquanto docente, dos processos de comunicação e de interlocução que são geridos nas salas de aula e nas escolas. Serão estes processos que, no último capítulo, constituem o objeto de atenção, visando demonstrar, por meio da reflexão sobre os dispositivos e os modos de procedimento pedagógico concretos propostos, possibilidades que professores dispõem para se assumirem como interlocutores qualificados.
Currículo dos autores:
Ariana Cosme
Licenciatura e Doutorado em Ciências da Educação; Diretora do Gabinete de Educação Continuada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto – Portugal; Autora de obras em domínios como o da Metodologia de Projeto, Aprendizagem, Diferenciação Pedagógica e Atividade Docente.
Rui Trindade
Licenciado em Psicologia e doutor em Ciências da Educação, pela Universidade do Porto (Portugal). Professor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, onde é membro do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE).
Sumário:
Introdução
A escola como espaço de formação: Que implicações educativas?
Educar e aprender: perspectivas em debate e implicações educativas
. O paradigma pedagógico da instrução: Educar é ensinar?
. O paradigma pedagógico da aprendizagem: a autossuficiência educativa em debate
. O paradigma pedagógico da comunicação: educar éinterpelar e ser interpelado no seio de uma comunidade de aprendizagem
O professor como interlocutor: contributo para uma ação educativa qualificada
Apoio ao trabalho e às atividades de aprendizagem dos alunos
– Aulas expositivas
– Apoio tutorial
– Apoio à realização de atividades relacionadas com o estudo
– Animação e gestão dos trabalhos de grupo
– Discussões em pequenos grupos
– Animação de Oficinas
– Dramatização (Role-Play)
– Apoio a atividades de pesquisa
Estudos de caso
Visitas de estudo
A aprendizagem por meio da utilização de genealogias
Entrevistas
Atividades de observação
– Apoio a atividades de resolução de problemas
– Apoio ao desenvolvimento de projetos
A metodologia de projeto
Projetos de intercâmbio escolar
As situações-problema
– Atividades de publicitação e partilha dos trabalhos realizados
A organização de painéis de debates
A produção de álbuns
A elaboração de relatórios
Organização social do trabalho de aprendizagem
Promoção de situações de reflexão por parte dos alunos
– A explicitação e a construção de critérios de avaliação
– O portfólio
Conclusão
Referências
Este é um espaço onde os alunos e profissionais da Psicopedagogia, Neuropedagogia, Neuropsicopedagogia, Psicomotricidade e Educação Especial poderão encontrar livros, brinquedos educativos, jogos inteligentes e textos pertinentes à essas áreas. Aqui você encontrará os melhores livros, jogos e brinquedos na área da aprendizagem. Bem vindo(a)!